O Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho – edição 2008/2009, na modalidade de prosa de ficção, foi atribuído a Joana Bértolo. Este prémio, já na sua 9ª edição, foi atribuído em cerimónia pública, no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.
Actualmente residente em Buenos Aires, Joana Bértolo é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. A sua obra “Diálogos com o fim do mundo I” foi seleccionada entre 80 trabalhos originais de prosa de ficção.
A decisão do júri foi tomada por unanimidade: “ O livro premiado revela uma assinalável desenvoltura de linguagem, originalidade na construção narrativa, na variedade de registos e ainda na riqueza intertextual. Diálogos com o fim do mundo I é uma obra que, sendo claramente experimental, denota mesmo assim um louvável poder de comunicação.”
Instituído pela Câmara Municipal de Loures, o prémio, no valor de €3000, destina-se a incentivar a produção literária em Língua Portuguesa, e tem premiado, bienalmente, uma obra inédita de Prosa ou Poesia de um autor português.
O prémio é uma homenagem à memória da escritora e activista feminina Maria Amália Vaz de Carvalho que contribuiu para a dinamização da vida cultural do concelho.